Semianyki (Teatr Licedei | Rússia)
Numa casa bem comum, com roupas estendidas no varal, e muita bagunça, a mãe de quatro filhos traz o quinto na barriga. O pai divide suas atenções entre a família e a vodca, as responsabilidades da vida adulta e a vontade de partir. As crianças, hiperativas, não perdem nenhuma chance de infernizar o pai, com brincadeiras quase fatais.
Trata-se de uma família normal, mas elevada à décima potência. No exagero, todos enxergamos um pedaço de nós mesmos e de nossas famílias.
A trupe leva as técnicas de palhaçada ao limite do sublime. É impossível não ficar hipnotizado pelo riso non sense. Exceto para aqueles mau-humorados crônicos que se aborrecem com os beijos dos atores e umas gotas de água.
Criada em 1968 em Leningrado (hoje São Petersburgo), a trupe é referência mundial no teatro de clown.
O Licedei encerrou sua turnê brasileira no dia 21 de junho de 2009, na Mostra Internacional de Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.
Para quem não pôde assistir ao vivo, vale a pena clicar aqui . Perde-se, é claro, a interação com os personagens, e a mágica envolvida nesse processo. Mas vale mesmo assim.
Deixe um comentário